Perguntas Frequentes

O profissional de biomedicina pode lecionar?

     

Após a conclusão do curso de Biomedicina e devida inscrição no CRBM, o profissional Biomédico poderá lecionar em cursos técnicos, Faculdades e Universidades.

O que posso divulgar nas redes sociais?


  Os limites para divulgação e propaganda da atividade biomédica estão dispostos nas Resoluções n° 330, de 05 de novembro de 2020 e Resolução nº 240, de 29 de abril de 2014, ambas do CFBM.

Quais são os critérios para o profissional poder incluir habilitação por ter concluído curso de pós-graduação?

       

    O profissional Biomédico poderá incluir habilitação por ter concluído curso de pós-graduação (Lato ou Stricto sensu) desde que este seja concluído em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC e com carga horária mínima de 360 horas.


Qual a diferença entre estágio supervisionado (curricular) e extracurricular?

      O estágio supervisionado ou curricular é realizado pelo aluno no último período da graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) e/ou em estabelecimentos conveniados com as mesmas. Estágio extracurricular não são supervisionados pela IES e não constam no Histórico Escolar, podendo ser considerada apenas como atividade extracurricular.


Até quantas habilitações o profissional Biomédico pode ser habilitado?


     O Conselho Federal de Biomedicina não estipula limites para a quantidade de habilitações do profissional Biomédico.

Qual a carga horária de trabalho do Responsável Técnico (RT) por algum estabelecimento?

   

  O CFBM não estipula horário para o profissional exercer sua responsabilidade técnica. Porém, é necessário que durante o funcionamento do estabelecimento, esteja presente um Responsável Técnico, seja o “titular” ou o “substituto”, até mesmo em cumprimento ao que determina a Vigilância Sanitária.

O profissional biomédico pode exercer a função de Auditor?

     

     Sim. Existem cursos específicos para este fim e que são ministrados por institutos reconhecidos. A Resolução nº 184, de 26 de agosto de 2010 dispõe sobre a habilitação e as atribuições do profissional biomédico no exercício de auditorias.


Qual a atividade-fim dos Conselhos, Sindicatos e Associações?


   Os Conselhos funcionam como guardiões da população. Possuem, sobretudo, as funções de regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional em defesa da coletividade. Estes por sua vez, apresentam atuações delimitadas por leis, sendo entidades fiscalizadas pelo Conselho Federal, órgão hierarquicamente superior, do qual emanam resoluções para os regionais.

As Associações são sociedades de cunho científico, criadas com o objetivo de promover o aperfeiçoamento da categoria, auxiliando os profissionais e estudantes com atividades que agreguem conhecimento aos seus currículos, como cursos, palestras, congressos e jornadas, encontros, simpósios e demais eventos científicos.

Aos Sindicatos cabe defender e fazer prevalecer os direitos trabalhistas, lutando pela melhoria das condições laborais, verificando a jornada ideal de labuta do profissional, o piso salarial compatível com a categoria, os acordos anuais celebrados entre biomédicos e empregadores, ou seja, fazendo prevalecer todos os direitos trabalhistas garantidos pela CLT.


 O profissional biomédico pode atuar com análise clínicas veterinárias e emitir laudos?

        Sim, o profissional biomédico é apto para a elaboração de exames laboratoriais e diagnósticos realizados em animais de pequeno e grande porte, assinando os respectivos laudos.

O profissional de biomedicina pode atuar na área estética?

       Sim, mas para atuar na área de saúde estética é exigido conhecimento técnico/científico e integrado das profissões para sua realização;

 Qual a carga horária necessária é exigida para o curso de biomedicina?

Por meio da Resolução CNE/CES nº 4, de 6 de Abril de 2009, o MEC definiu em 3.200 (três mil e duzentas) horas-relógio (aula de 60 minutos).

2016 © Copyright by studios ti